O Registro de Fertilizantes no MAPA e suas particularidades

fertilizantes

O Fertilizante é um dos principais insumos agrícolas, por esse motivo cabe ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) a fiscalização da sua produção e  comércio e a regulação através de uma série de legislações vigentes.

Dentre diversas exigências para um estabelecimento (produtor ou importador) se cadastrar no MAPA, talvez a principal seja o Controle de Qualidade voltado à rastreabilidade de produtos.

Para o MAPA é fundamental que o fertilizante que chegue ao consumidor final tenha uma rastreabilidade eficiente para se detectar na fonte um possível problema encontrado no campo e que o estabelecimento responsável tenha uma política definida de procedimentos caso encontre na fábrica qualquer problema em um lote de produto que já esteja no consumidor final.

O processo produtivo deve ser muito bem descrito em Instruções, Procedimentos e Registros. A descrição destes i

tens pelo estabelecimento que esta buscando o registro no MAPA serve não apenas para obtenção do certificado mas principalmente para que o mesmo tenha um processo produtivo controlado

Não é preciso dizer que a análise de contaminantes (metais pesados e microbiológicos) é item fundamental, visto que os fertilizantes são a base de alimentos.

Após o registro do fertilizante é fundamental uma assessoria na elaboração de rótulos e material publicitário, isso porque a legislação do MAPA possui regras bem definidas para identificação, embalagem, rotulagem, nota fiscal e propaganda de produtos.

A Sollos Consultoria possui expertise no registro de estabelecimentos e de fertilizantes devido a anos de experiência assessorando empresas produtoras, importadoras e exportadoras.

Categorias

Nuvem de Tags